Panamá

VOO, VISTO E DOCUMENTAÇÕES

Para brasileiros é muito fácil visitar o Panamá, pois a localização é bem favorável. O Panamá está situado na América central e diversos voos fazem escala no País. Saindo do Brasil há voos diretos e não muito caros por diversas companhias aéreas (copa, azul, Emirates, gol, entre outras). Para entrar no país não é necessário visto, apenas o passaporte válido. O comprovante de vacinação da febre amarela deve estar com você em qualquer destino que você visite. Ao chegar no Panamá, dentro do avião mesmo, os comissários de bordo irão entregar o formulário físico para ser preenchido e entrega após passar pela imigração.

O Panamá é um país enorme e possui de tudo, praia, cidade grande, floresta, até mesmo deserto. Mas vamos lá, vou detalhar para vocês o nosso roteiro. Alugamos um carro pela rentcars e achamos super válido, já que ficaríamos 12 dias no país parando em várias cidades. Você pode optar por fazer de ônibus também caso esteja com o orçamento apertado, mas não indicamos por ser muito cansativo e por causas das malas.

ROTEIRO PANAMÁ

O Panamá é muito além do canal e das compras em grandes shoppings, ele possui praias lindas do lado do caribe e do pacífico e ambos os lados são incríveis, não pense que apenas o caribe possui aquelas águas claras e lindas porque você vai ficar surpreso com as praias do lado do pacífico. O Panamá possui mais de mil ilhas e se você gosta muito de praia como nós com certeza vai ficar encantado com esse destino. Vamos mostrar opções de roteiros para 6, 10 e 15 dias.

Roteiro 6 dias

Cidade do Panamá (2 dias)

Bocas del toro (3 dias)

San Blás (1 dia)

Roteiro 10 dias

Cidade do Panamá (2 dias)

Santa Catalina (3 dias)

San Blás (2 dias)

Bocas del toro (3 dias)

Roteiro 15 dias

Cidade do Panamá (3 dias)

Santa Catalina (3 dias)

Boca Chica (2 dias)

Boquete (2 dias)

Bocas del toro (3 dias)

San Blás (2 dias)

Santa Catalina

Santa Catalina está situada na Província de Veraguas, fica a mais ou menos 5h da Cidade do Panamá de carro. Santa Catalina é uma vila bem rústica e praiana  com o melhor ponto para acesso a outras praias próximas e ilhas como a isla coiba.

Isla Coiba

Coiba é um arquipélago com 38 ilhas bem pequenas e possui uma grande variedade de animais marinhos. A cor da água é muito diferente do que estamos acostumados a encontrar nas praias do Panamá.
O passeio para a ilha dura cerca de 7h e inclui comida e bebidas. O passeio é cansativo, pois só de lancha é 1h de de duração. O valor do passeio foi de 70 dólares, sendo 50 dólares para a empresa e 20 dólares para a taxa do parque nacional de Coiba.
No percurso é possível avistar golfinhos e o barco para em alguns pontos principais de mergulho para fazer snorkel.

Passeio em Isla Coiba


Normalmente eles param em 3 ilhas pequenas: Isla coco 1 e 2, Isla tortuga e outra ilha onde fica a instalação principal de Coiba. Nessa última ilha é possível subir no mirante e contemplar a vista incrível do mar. A estrutura é ótima para descansar e conta com redes, mesas e muita sombra.
Os equipamentos de snorkel são disponibilizados pela empresa que faz o passeio e indicamos fortemente ir para fazer no mínimo o snorkel. Nós vimos diversos peixes, tartarugas e até tubarão.

A ilha de Coiba até 2005 ainda era usada como presídio para os mais perigosos presidiários do Panamá e não é à toa que tenha sido escolhido esse lugar para manter os presos, pois é cercado de diversos animais perigosos como cobras venenosas, tubarões e até crocodilos. Sim, por lá nós vimos também 2 crocodilos que moram na ilha, provavelmente eles são alimentados pelos nativos e estão sempre em um ponto específico.


Resumidamente esse passeio é um lugar que vale muito a pena incluir no roteiro no Panamá. Ficamos impressionados com tamanha diversidade de vida marinha.
Nós fechamos com a empresa Coiba Snorkel Fishing Center (o mais barato)  contato: +507 65123706. O barco sai às 8h e retorna às 16h e inclui a alimentação principal (almoço). Sugerimos que leve lanches, água e bastante protetor solar.



Praias em Santa Catalina


Santa Catalina apesar de pequena possui 3 principais praias com as melhores ondas para iniciantes e até os avançados no esporte.
As três principais praias são: Playa santa catalina, Playa el estero e a praia brava.
Em santa catalina também é o ponto de partida para conhecer a Isla Coiba.



Playa santa catalina


Possui uma areia mais escura e a cor da água bem turva, ela não é muito indicada para banhistas, possui muitas pedras e de lá saem os barcos que vão para os passeios em Isla Coiba. Em frente a Isla catalina possui uma ilha bem pequena que é possível chegar de barco e até de caiaque. Essa pequena ilha não tem estrutura alguma, mas possui a areia mais clara e mais limpa. Uma opção interessante para quem gosta é alugar o caiaque ou a prancha e atravessar fazendo stand up padle.

Em frente à praia de santa catalina há um restaurante maravilhoso chamado penguino. O restaurante é referência em comidas italianas na região e recomendamos fortemente. A vista dele no pôr do sol é simplesmente incrível. Os pratos são bem servidos e o valor é justo. Comemos um carbonara e uma lagosta e não nos arrependemos.

Lagosta do restaurante Penguino





Playa el estero

É uma praia mais agitada de turistas e possui muitos surfistas. As ondas são perfeitas para iniciantes e intermediários no esporte. Em frente à praia há diversas pousadas e algumas tendas com aluguéis de pranchas. A areia também assim como na de santa catalina é mais escura e a água do mar mais turva. O pôr do sol é lindo por ali e há alguns restaurantes em frente à praia.

Playa brava


É uma praia com ondas mais fortes e mais difícil para entrar banhistas. Nós não recomendamos para quem quer curtir o mar. A praia possui um acesso um pouco mais difícil e pouca estrutura com alguns restaurantes na região.



Boca Chica


É uma vila muito pequena situada em chiriquí, fica bem próximo a David.
O lugar é ponto de partida para alguns dos principais passeios como as islas paridas.
A vila tem uma estrutura bem simples e poucas hospedagens e restaurantes. Para terem uma ideia ela possui cerca de 500 habitantes.
Nós optamos por passar em boca Chica para conhecer 3 ilhas principais e que são feitas em um passeio de um dia. Por isso reserve em torno de 2 dias para conhecer a região.

No primeiro dia fomos em busca de uma hospedagem e encontramos o roxys hotel, um hotel bem confortável e com boa estrutura. A hospedagem não é cara e o hotel conta com uma ótima área de lazer e excelente café da manhã. Você pode reservar pelo Booking.com reservando por este link você também ajuda na manutenção do trippassbr com as comissões recebidas para que possamos continuar ajudando outras pessoas com os nossos roteiros pelo mundo.

Café da manhã Roxys hotel

A tarde reservamos o passeio para Isla paridas, Isla gomez e Isla bolaños e custou 35 dólares por pessoa. Depois, fomos conhecer a Playa gavilla.


Playa gavilla


É uma praia que fica a 10min de boca Chica e está situada em uma propriedade privada. Essa propriedade fornece estrutura com cabanas, redes, caiaques e cadeiras para ficar na praia. E como tudo tem um custo, é claro que pagamos por isso. O valor da entrada foi de 2 dólares. A praia é bem pequena, mas parece uma piscina de tão tranquila. O que mais nos encantou foi o pôr do sol do lugar. A estrutura poderia ser melhor, pois apesar de ter cadeiras de praia e alguns pequenos bangalôs, o local parecia meio descuidado.


O acesso é bem fácil e possui muita placa sinalizando as entradas.
Nós recomendamos para quem gosta de uma praia tranquila e com poucas pessoas. No local não há restaurante, eles vendem apenas refrigerantes e água, por isso é importante levar o que queira petiscar ou beber.


Isla bolaños

Essa foi a praia que mais gostamos de todos do lado do pacífico. É realmente um paraíso e a água tem uma cor inacreditável.
A Playa de bolaños é bem pequena e não tem habitantes por ali. O barco faz uma parada de 1h30 a 2h e é o suficiente para aproveitar o lugar.
Nós recomendamos muito a visita nessa ilha. A praia não tem estrutura com restaurante ou barraquinhas, mas é perfeita é bem preservada.




Isla parida


Essa ilha é a maior do passeio e possui uma ótima estrutura, conta com restaurante, mesas, bangalôs e até mesmo camping para quem gosta de se aventurar em ilhas isoladas. A praia é grande e a água assim como a das outras praias são bem tranquilas.



Isla Gomez


A praia dessa ilha fica bem pertinho da Isla parida e também não possui estrutura. Mas ela possui um diferencial das outras e que a torna mais interessante para ficar, ela possui praia na parte da frente e na parte de trás. Na parte da frente a água é mais calma e possui mais areia. A parte de trás da ilha possui mais pedras, árvores e a água é um pouco mais agitada. Cada uma tem uma beleza diferente. Vale a pena ir nos dois lados da ilha.



Boquete


É uma vila bem pequena na província de chiriquí. Fica em torno de 3h30 de distância de boca Chica. Você pode conhecer uma das diversas cachoeiras, pode subir o vulcão barú, pode visitar a fazenda de café e pode também mergulhar na água do cânion cangilones.


Se você possui poucos dias no Panamá, aconselhamos que pule a cidade. Apesar de ter muita coisa para fazer, os passeios são um pouco caros e os restaurantes também.
Agora se vc tem tempo, mais de 10 dias, indicamos fazer uma pausa na cidade para conhecer e optar pelos principais atrativos. Nós visitamos a fazenda de café por ser muito bem recomendada e fomos no cânion cangilones.



Fazenda de café


A fazenda é de um Americano que ama café e resolveu investir na fazenda em Boquete. O valor do tour é de 30 dólares por pessoa com direito a degustação no final. Durante o passeio o Americano explica sobre a história de sua fazenda, de onde surgiu a ideia e algumas curiosidades sobre o café no Panamá e no mundo inteiro. É um passeio muito interessante até para quem não gosta tanto do café, pois você aprende sobre os grãos, o processo de colheita e armazenamento e muitas curiosidades também.

Cânion cangilones

Esse é o tipo de lugar bom, lindo e praticamente de graça. Você paga apenas 2 dólares para o estacionamento e pode levar lanchinhos, bebidas e curtir um tempo por ali. A água é própria para banho e os cânions são muito lindos. Tem gente que adora ficar pulando dali de cima deles, não é tão alto, tem em torno de 4m a 5m de altura. Os cânions ficam em um lugar bem sossegado e bastante arborizado e como pode ver na foto é um lugar bem vazio.


Bocas del toro


Para chegar em Bocas del Toro é um pouquinho cansativo. Nós deixamos o carro no aeroporto  de Changuinola, pois é o único lugar que era possível entregar o veículo. Fique atento ao reservar o carro, pois há apenas uma locadora de carro, a AVIS.

 Bocas del toro é uma ilha e os barcos saem de Almirante, por isso você vai precisar chegar até essa cidade para pegar os barcos táxis.


O valor do barco é de 7 dólares e será necessário apresentar o passaporte. Nós esperamos apenas uns 10 minutinhos e o barco logo chegou, foi bem rápido. Após pegar o barco ainda fomos sortudos e conseguimos contemplar o pôr do soo maravilhoso no caminho para Bocas.

Hospedagem em Bocas del Toro

Ficamos hospedados no Selina hostel e simplesmente adoramos a nossa estadia. Nós já havíamos conhecido o hostel no Equador, mas o de Bocas del toro parecia mais animado. Todos os dias tem atração (yoga, surfe, banda, etc) e de cara já fomos recebidos com 2 vouchers para drinks do bar. O hostel é bem confortável, os preços são ótimos, possui até mesmo cozinha compartilhada e a estadia é bem divertida. Recomendamos fortemente o hostel. Se você for uma pessoa que buca mais clamaria e tranquilidade talvez seja melhor procurar outra hospedagem em Bocas del toro rsrs. Ahh e você pode reservar pelo Booking.com, reservando por esse link você nos ajudará com as comissões recebidas pelo @trippassbr a manter o blog e permitir que possamos continuar mostrando para outras pessoas nossas experiências pelo mundo.

Festa no selina

Em bocas del toro, você pode visitar diversas ilhas pequenas ao redor. Existem 3 principais tours que são de um dia inteiro para conhecer diferentes praias. São eles:

  1. Bahia de los delfines; cayo coral e cayo sapatilha. (30 dólares)
  2. Bahia de los delfines, cayo coral e red frog (30 dólares)
  3. Isla de los pajaros; bocas del drago; playa estrelas e punta manglar (25 dólares)

Nós fizemos o primeiro (bahia de los delfines, cayo coral e sapatilha) e fomos de forma independente para playa estrella, de fácil acesso e possível por terra.

Bahia de los delfines; cayo coral e cayo sapatilha

Foi o melhor passeio de bocas del toro, não tem como deixar de conhecer. O tour não inclui comida, mas ele para no caminho em um restaurante para almoçarmos.

Bahia de los delfines

A bahia de los delfines é um ponto em que o barco para na ida para observação de golfinhos, o local possui muitos deles que podemos observar e tirar fotos. Não é permitido entrar na água.

Cayo Coral e Cayo Zapatilla

Cayo coral e cayo sapatilha são praias paradisíacas. São perfeitas as duas, mas apenas cayo coral possui estrutura, inclusive possui hospedagens também. Já cayo zapatilha é bem pequena e a faixa de areia é bem curtinha, mas a cor da água é muito azul e o lugar realmente vale a pena para curtir o mar e a vista incrível.

Cayo coral
Cayo Zapatilla

Playa estrella

Para acessar essa praia nós alugamos um dia de scooter elétrica, pagamos 40 dólares na diária e não é solicitado a carteira de habilitação. Nós pegamos por ser uma moto elétrica e fácil de usar, mas a estrada para playa estrella é um pouquinho ruim e pode ser perigosa, por isso se você não tem costume ou nunca teve experiência com moto nós não recomendamos. Outra opção é alugar o quadriciclo no valor de 80 dólares a diária.

Para chegar na praia nós colocamos a localização de boca del drago no google maps para entender o caminho e nem precisamos olhar depois, pois possui muitas placas e informativos de onde está situada a praia. Depois de estacionar o carro ou moto você ainda faz uma curta caminhada de 1km para chegar na praia mesmo.

O que podemos dizer do lugar é que ficamos impressionados com tantas estrelas do mar e com a estrutura da praia também. Tinha muitos restaurantes e a praia era muito limpinha e bem cuidada.

Playa estrella

Cidade do Panamá


É possível conhecer os principais lugares em 1 e 2 dias. O principal é o canal do Panamá, casco viejo e um dos grandes shoppings na cidade.



Canal do Panamá

É um local que você não pode deixar de conhecer. É muito interessante entender o básico de como é a travessia dos navios no canal. É fantástico aprender e ter a experiência de ver os navios passando ali tão pertinho.


Existem basicamente 3 eclusas e você pode escolher uma delas para visitar, são elas: a eclusa gatún que fica no lado do atlântico, a eclusa Pedro Miguel e miraflores que estão do lado do pacífico.
O canal todo possui 80 km de extensão e nós escolhemos visitar a eclusa miraflores por ser a mais próxima pra gente e também por ser a mais visitada pelos turistas. Vimos que a eclusa miraflores possui estrutura melhor, com o filme em cinema  e museu histórico do canal.

Assistimos o filme de 45min antes depois de subir no mirante. O filme é excelente, possui óculos 3D e é muito bem explicativo. O filme passou às 11h30 da manhã e não passa em qualquer horário. Consulte o horário da programação antes de ir.
É possível também fazer lanches e até almoçar enquanto espera a passagem dos navios. Os navios passam após as 14h, então se o seu interesse é oneravam apenas a passagem deles não adianta ir antes das 14h30. O ingresso permite que vc volte depois para assistir os navios passando e isso é muito bom porque pode aproveitar o tempo para sair pra almoçar, fazer algumas comprinhas e depois voltar.

Compras no Panamá

Nós fomos em dois grandes shoppings bem diferentes para conferir se os preços são realmente melhores. O que percebemos é que com certeza é mais vantajoso comprar no Panamá do que no Brasil, mas os preços não são absurdamente mais vantajosos como seria por exemplo se fôssemos comprar nos Estados Unidos. Mas acredito que vale a pena conferir até porque algumas lojas podem estar de promoção.

ALBROOK MALL

É o mais famoso da cidade do Panamá. Muito turistas visitam pela oferta de lojas e o seu tamanho (possui 2,5km de extensão). Nós achamos um shopping difícil de andar e encontrar as lojas. Nós também vimos muitas lojas de departamento e  poucas lojas de grife. É um shopping mais do ‘’povo’’. A praça de alimentação é enorme, mas muito cheia. Nós achamos muitas coisas baratas e a loja da vans foi a que mais aproveitamos. Pagamos preços abaixo da metade do valor nos tênis.


MULTIPLAZA

Esse shopping é mais luxuoso, moderno, com mais de 200mlojas e com as lojas mais caras que vimos em um só lugar. Nós vimos muitas lojas de grife e a praça de alimentação é excelente. O shopping é bem organizado e fácil de se situar. Conta com supermercado e cinema.  

Casco Viejo

É uma pequena vila histórica na cidade do Panamá que fica a apenas 30 minutos do aeroporto internacional Tocumen. Essa vila é um charme e possui muitos restaurantes, lojinhas e terraços para contemplar um dos mais belos pôr do sol da cidade do Panamá. Nós fomos a noite para assistir o pôr do sol em um bar e depois jantar. Nós escolhemos um requintado restaurante italiano, que apesar dos preços absurdos nós ficamos apaixonados pela estrutura e pelo sabor da comida. Indicamos fortemente casco viejo. Vá, ande pelas ruas e sente em um restaurante que achar mais legal e não se preocupe com a comida, porque todos os restaurantes de lá são muito bem avaliados.



San Blás


San Blás é um arquipélago com 365 ilhas, uma para cada dia do ano, é o destino considerado o mais bonito do Panamá e isso não podemos negar. Visitar San Blas com certeza precisa estar no roteiro de quem vai para o Panamá. A cor do mar é incrível e podemos colocar o destino no hanking de países com a praia mais linda que visitamos até mesmo competindo com as Maldivas. A água é transparente na borda e vai variando em muitos tons de azul.


A melhor época para visitar a ilha é de dezembro a abril, pois é a época com menor probabilidade de chuvas.
A comunidade indígena Guna habita 49 ilhas do arquipélago e toma conta do turismo local. É possível fazer passeio de 1, 2 e 3 dias.

Nós optamos pelo passeio bate e volta mesmo e achamos que conseguimos aproveitar muito bem.
Nós saímos bem cedo, às 5h30 da manhã e fomos em um carro 4×4 até chegar ao Porto, durando em torno de 1h30 a 2h de carro. A comunidade local nos leva de barco desse pequeno porto até a ilha e daí são mais 40 min.

É um percurso cansativo tanto no carro quanto no barco.
A estrada é bem ruim e tem muitas curvas e no barco quando fomos foi bem desconfortável pq o mar estava muito agitado. Além de ser cansativo para ir, é um passeio relativamente caro. A estrutura não é das melhores nas ilhas e a água doce é bem escassa por ali. Para quem opta por dormir na ilha é preciso saber que não será uma acomodação muito requintada.

O valor foi de 120 dólares incluso o transporte terrestre (carro), o barco e o almoço na ilha. É preciso saber também que a ilha possui algumas taxas, mas a empresa incluiu no passeio. O valor da taxa é de 30 dólares para estrangeiros. Ahh e as empresas possuem valores tabelados então qualquer uma que você fechar vai ter o mesmo preço.
Na estrada há um posto policial onde é feito o controle de quem está indo para San Blas, por isso é importante não esquecer o passaporte.

Isla Vani

Nós conhecemos duas ilhas e uma piscina natural.
A primeira ilha foi a Isla yani. Nós ficamos cerca de 2h por ali. A ilha era toda limpinha e organizada e tinha um pequeno restaurante, com um almoço delicioso e venda de bebidas. A ilha contava também com alguns bangalôs para as pessoas que contratavam a hospedagem também e espaço para armar barracas. É possível pagar para usar somente o camping na ilha é alguns visitantes optam por essa aventura. Não sabemos se realmente vale a pena, mas se vc é o tipo de pessoa que gosta de acampar pode ser interessante.


A segunda ilha foi a perro e perro chico. Essa era um pouco maior que a primeira e também tinha um bar e restaurante, mas os valores  são absurdos, como por exemplo uma coca cola em lata a um valor de 4 dólares. A praia possui piscinas naturais próximas e um naufrágio que é lindooo e com a água transparente então já sabe que a experiência é outra né ? Por isso recomendamos fortemente que leve sua máscara de mergulho e se tiver nadadeiras leve também, pois sentimos uma corrente bem chatinha para ficar nadando por ali.


Após ficar nessa praia seguimos para as piscinas naturais que ficam no meio do mar um pouco mais distante dali, cerca de 20min de barco. Gente, a água é muito mais clara, coibiam experienciáveis nunca tivemos. Vimos muitas estrelas do mar e diversas espécies de peixes. Ficamos ali por cerca de 30min e então regressamos para o Porto.

Ao chegar no Porto ficamos esperando o carro da empresar nos buscar e voltamos para o hotel.
Na nossa visão vale muito muito a pena conhecer san Blás, mas saiba que o passeio pode ser cansativo e não é possível fazer mais nada no dia dele. Inclusive sugerimos que se você optar por hospedar em san Blás, fique pelo menos duas noites, porque voltar no dia seguinte não será muito diferente do passeio de bate e volta.

Chip de celular

Achamos não só importante como essencial estar conectado durante uma viagem, pois evita problemas e torna a viagem mais prática. Você pode precisar para fazer pesquisa de lugares, tirar dúvidas e estar em contato com a família e amigos.

Nós utilizamos o SimPremium, um chip que abrange mais de 150 países e está presente em todas as regiões do mundo. Com o Simpremium você pode utilizar o chip virtual ou o físico e o melhor é que eles dão suporte 24h pelo whatsapp e assistência todos os dias em português. O chip físico chega na sua casa rapidinho e você pode ativá-lo ao chegar no país que for viajar. Não deixe de adquirir seu chip com o cupom de desconto TRIPPASSBR de 20% em qualquer plano por esse link, pois além de ganhar desconto você ainda ajuda na manutenção do blog trippassbr com as comissões recebidas.

Aluguel de carro

Se for alugar um carro em sua viagem ao Panamá, nós recomendamos fortemente a rentcars, uma empresa de aluguel de carro nacional e internacional,  presente em diversos países. Vale muito a pena você programar a sua viagem com antecedência e já sair do Brasil com a reserva do carro garantida, pois você tem a opção de fazer o pagamento do aluguel em reais, com cartão de crédito e sem IOF — o que já significa uma boa economia. O suporte que a empresa te oferece também é uma grande vantagem, pois conta com o suporte 24h e em português. Se for alugar carro, alugue pela rentcars neste link e ajude ainda na manutenção do blog trippassbr com as comissões recebidas.

Planejamento de viagem

Mundo

Brasil

Dicas