VOO, VISTO E DOCUMENTAÇÕES
Para brasileiros, não é necessário visto para conhecer Curaçao, apenas passaporte válido, comprovação de voo ida e volta e hospedagem. Não é necessário comprovação vacinal. Ao entrar no país é necessário apresentar o QR do cartão digital de imigração, super fácil e rápido de adquirir. Esse cartão será emitido após o preenchimento apenas online do formulário. Você pode preencher na hora que chegar no aeroporto, mas recomendamos que preencha antes, pois há apenas 3 tablets disponíveis e muita gente acaba esquecendo ou não se atentando a esse detalhe. Para evitar atraso você pode preencher antecipadamente pelo link .
ROTEIRO 5 DIAS
DIA 1
DIA 2
DIA 3
DIA 4
DIA 5
Kenepa grandi
Essa foi a praia que achamos mais linda de Curaçao. Ela é a que tem a cor de água mais azul e a visibilidade é quase 100%. O acesso é público e possui estrutura com cadeiras de praia e guarda sol. O valor de duas espreguiçadeiras e o guarda sol foi de 15 dólares. Por lá também há aluguéis de equipamento para fazer snorkel por 10 dólares. Não esqueça de levar sua máscara, assim já evita uma despesa. Você pode levar também seu cooler com bebidas e seus petiscos. É bem comum as pessoas por lá levarem comida para passar o dia na praia, inclusive vimos uma família que levou uma pequena churrasqueira e fez até churrasco. A praia possui banheiros e ducha, mas é preciso pagar. Essa praia é linda e vale muito a pena passar um tempinho nela.
Kenepa chiki
É bem pertinho da Kenepa grandi e a maior diferença é que essa praia é menorzinha e possui menos pessoas. A estrutura é um pouco mais simples, mas ainda há aluguéis de cadeira e guarda sol. A praia também possui pontos para mergulho, muitas pedras, corais e a água assim como a água com muita visibilidade. O único fator negativo é que possui muitas pedrinhas do lado de fora do mar e onde há sombra. No mar as pedras são grandes e é preciso tomar cuidado para não se machucar.
Renaissance mal & Rif Fort
É um shopping aberto em Curaçao cheio de lojas, restaurantes, cafeterias e com uma praça de alimentação linda. Dependendo do horário e do dia você ainda pega uma música ao vivo. Vale a pena ir para jantar a noite ou se não tiver tempo apenas tomar um café em uma das cafeterias.
Playa forti
Com uma mar bem calmo, assim como quase todas as praias de Curaçao, e uma extensa faixa de areia nós apresentamos a você a praia forti. Essa praia tem uma vista linda de cima. Possui alguns restaurantes próximos que vale a pena sentar pra almoçar e contemplar a vista. Fomos no restaurante da praia do forte com uma vista de tirar o fôlego. Na lateral desse restaurante tem algumas pedras de onde as pessoas pulam no mar. É bizarro, pois as pessoas não tem medo de pular com tantas pedras e a uma altura de mais de 10 metros. Se você for corajoso, vá em frente.
Piskadó
Resolvemos conhecer essa praia por uma motivo muito curioso. Ficamos sabendo que é a praia com mais tartarugas de Curaçao e que é possível você nadar junto com elas. Então fomos conferir. Bom, na verdade nessa praia tem um píer onde fica um senhor alimentando as tartarugas e por isso elas estão sempre ali. Você realmente consegue nadar pertinho delas e fazer fotos e vídeos, mas não deve tocar nem segurar. Vi que não há nenhuma fiscalização e alguns turistas até tocavam nelas. Essa praia é legal apenas para entrar no mar e ver a tartaruga, porque não possui boa estrutura e lá também é ponto de pesca então tem muitos pescadores limpando peixes. O cheiro eu nem vou falar né ? Cheiro forte de peixe, então para nós foi incômodo ficar curtindo a praia. Acho que vale muito a pena ir para conhecer já que é pertinho das outras praias que conhecemos no mesmo dia.
Mambo beach
Essa praia foi a mais cheia que conhecemos em Curaçao. Possui uma boa estrutura e ali você pode curtir um mar calmo e pode curtir também as lojas e restaurantes próximos. É uma praia muito conhecida pelo boulevard bambo, como um pequeno shopping. Tem muita loja de lembrancinhas, roupas de praia e diversas variedades. Os preços são como preços de shopping, nada muito baratinho. Comprei um chapéu e paguei 30 dólares. Nós almoçamos no bonita restaurante, pedimos uma salada com atum e sanduíche natural. O valor foi de 10 dólares cada refeição. Ficamos por ali um pouco, andamos pelas lojas e logo fomos embora, pois praia muito cheia não é nosso estilo. Se você é uma pessoa que gosta mais de calmaria e praias vazias saiba que não vale a pena ficar nessa praia. Além disso a cor da água não é tão clarinha como as outras, mas possui um barreira de pedras formando uma piscina com águas bem calmas. A tardezinha (a partir das 17h) o lugar fica mais agitado e tem dj e happy hour na cabana beach bambo.
Jan thiel
Essa praia é muitooo maravilhosa e foi a que achamos com a melhor estrutura de todas as praias de Curaçao. Foi também onde achamos o melhor ponto para fazer snorkel e o melhor lugar para assistir o pôr do sol. A praia possui uma barreira de coral bastante extensa e a visibilidade é muuuito boa. Vimos uma variedade de peixes, cardumes, etc.
Possui restaurantes, espreguiçadeiras, guarda sol, banheiros e duchas. Um lugar para você realmente descansar e passar o dia. A cor da água é bem clarinha e a visibilidade é muito boa. Para acessar o mar você pode pular do píer, descer a escada e eles também fizeram uma faixa de areia que deixou o local ainda mais charmoso e de fácil acesso. Essa praia foi formada artificialmente pois na região possui muitas pedras e ficou ótimo porque é o único lugar que tem acesso fácil pela areia para o mar ali perto.
Zanzibar
É um bar que fica na jan thiel e você pode consumir os drinks na praia durante o dia, comer também a pizza que é maravilhosa deles, e a noite aproveitar a festa com dj e dependendo do dia até banda tem. A festa é muito boa e vale a pena conferir a programação. Ahh, e o happy hour é das 17h às 18h com dose dupla.
Os valores são medianos para Curaçao. Um drink custa em torno de 6 a 8 dólares e a pizza em torno de 10 a 20 dólares dependendo do sabor.
Na entrada da festa o segurança faz revista nas bolsas e proíbe entrar com bebida, então consuma toda a sua bebida antes de entrar.
Playa kalki
Essa praia fica bem na ponta da ilha, então ela é um pouco mais distante, mas é uma praia com várias vantagens, dentre elas: é de acesso gratuito, possui uma estrutura muito boa para passar o dia, a água transparente e com corais e super fotogênica. A praia possui um píer e uma escada linda que lembra muito Maldivas. Nós amamos esse lugar em Curaçao. Possui bares, banheiros e bangalôs de praia para descanso, mas é claro que você vai precisar de consumir algo no local. O estacionamento é bem pequeno então sugerimos que chegue cedo.
Cas Abao
Essa praia é de acesso privado, então paga 6 dólares por carro de segunda a sábado e aos domingos e feriados o valor é de 7 dólares.
É uma praia bem tranquila e cheia de regras. Proibido animais domésticos, proibido músicas, jetski’s, enfim. Na entrada eles entregam um cartãozinho com todas as orientações.
Além do pagamento para entrar na praia, você também terá que contar com as despesas de espreguiçadeira. O valor é de 3 dólares por cadeira. Achamos uma praia muito bonita e por ser bem extensa mesmo estando cheia, não parece. O mar como quase todos em Curaçao é lindo, com água transparente e tem muito coral. A praia possui muitas pedrinhas e pedacinhos de corais, por isso sindicamos o uso de sapatilhas.
Porto Marie
É uma praia com acesso privado e o valor da entrada é de 3 dólares por pessoa. Possui uma estrutura boa, porém com poucas sombras. O aluguel da cadeira de praia é de 3 dólares também. Possui apenas um restaurante e o diferencial dela é que também tem um píer com uma escada bem bonita para tirar fotos no mar. Ahh, no estacionamento você encontra um mirante onde você consegue ver toda a praia. O mirante não paga para subir e fica no lado externo, no estacionamento. Particularmente nós achamos uma das melhores praias para passar o dia.
Karakter
Essa praia fica em uma área privada, mas não paga para entrar e sim o consumo. Se você for visitar a praia saiba que ela fica em um resort chamado coral estate e há apenas um restaurante do resort. Os preços são mais caros em relação a outras praias de Curaçao e a praia é mais vazia. A praia tem muitas regras, como não levantar drone, não levar animais, não levar comida nem bebida, não levar cadeira de praia, enfim. As regras são para que você consuma por lá. Se você tiver poucos dias em Curaçao, indico não colocar essa praia no roteiro. A estrutura dela é bem bonita, é arrumada, possui um píer e um Deck flutuante no mar, mas é bem cara.
Klein Curaçao
Esse passeio é o mais importante de Curaçao. Não tem como ir e não conhecer Klein. Klein Curaçao é uma ilha não habitada que fica a quase 30km de distância de Curaçao. É possível visitá-la fazendo o passeio de um dia inteiro de barco ou catamarã. O percurso de barco dura cerca de 1h30 e o passeio inclui comida (café da manhã e almoço). O valor é de 120 dólares (se for de catamarã) ou 130 dólares (de barco). Mas qual a principal diferença dos passeios? Bom, pelo que percebemos o passeio de catamarã é um pouco mais barato, mas a estrutura é um pouco mais básica do que o barco. O catamarã fica na água é o almoço é servido nele. Você chega na ilha e pode ficar desfrutando do local, mas na hora do almoço você vai para o catamarã almoçar. Já a empresa que faz o passeio em um grande barco possui uma estrutura na ilha com cadeiras de praia, guarda sol, mesas e duchas. O almoço também é servido na ilha. Nós optamos por fazer com a empresa do barco devido a estrutura. Mas o catamarã também é bem divertido. Quem nos ajudou a fechar o passeio foi o Val, uma brasileira que mora em Curaçao especialista em roteiros e passeios. Caso você precise de dicas de Curaçao e queira fechar passeios e aluguel de carro pode contar com ela, o insta é o @dicasdecuracao e o whatsApp para contato é o +599 9 522 3955.
O passeio de Klein Curaçao começa bem cedo. A saída é as 6h30 do hotel. Fomos de transfer da empresa até o pequeno porto de onde saem os barcos. O Barco sai às 7h30 e antes de entrar você faz o pagamento em dólar ou na moeda local. Eles também aceitam cartão de crédito, mas cobram uma taxa de 5% acima do valor. Após o pagamento é servido café, água e sucos. O barco tem uma boa estrutura e com 3 banheiros. Após 1h30 pelo mar, chegamos na ilha. Você pode pular do barco e ir nadando para chegar até a praia ou ir em um barco menor que a empresa leva. É bem legal a experiência de pular ali no meio em uma água tão linda e transparente como a de Klein Curaçao.
Após todos descerem, os colaboradores da empresa explicam sobre toda a instalação da ilha, horários de almoço, horário de saída, etc.
Após as orientações, o café da manhã é servido (pão, presunto, queijo, café, suco, água, chá) .
Você também pode usar a máscara e tubo de snorkel deles, é bem higienizado e fica disponível para todos.
O almoço é servido 12:30 e achamos muito bem servido, com arroz, variados tipos de salada, churrasco (frango, costelinha, hambúrguer) e frutas. As bebidas não alcoólicas são à vontade e inclui também refrigerantes. As bebidas alcoólicas podem ser compradas por 3 dólares cada e tem cerveja, ice, dentre outras. Ahh, mas se você também preferir pode levar sua própria bebida alcoólica, sem problema algum.
A ilha possui um mirante muito bom para subir e contemplar lá do alto esse lugar tão fantástico e possui também um farol mais no meio da ilha. Você pode ir andando para tirar foto e conhecer o farol e se andar um pouquinho mais (como uns 5min) você também visualiza um navio grande antigo na margem do mar.
Não deixe de ir até o deck para fazer as melhores fotos e aproveite também para pular dali, não é tão alto, mas é uma sensação maravilhosa.
As 15:15 é hora de retornar. Os colaboradores tocam um sino para avisar e os visitantes recolhem suas coisas e vão para a praia para retornar ao barco.
Na nossa visão vale muito a pena conhecer e o dinheiro investido é bem pago pelo estrutura oferecida e comodidade do passeio.
HOSPEDAGENS
Ficamos hospedados no Papagayo hotel, que está localizado bem pertinho da praia de Jan Thiel, o Papagayo Beach Hotel oferece também cassino, spa, academia, restaurantes e cafeteria.
Nós ficamos hospedados em um quarto maravilhoso com vista para o mar e com ar-condicionado, WiFi, TV, frigobar.
Optamos pela comodidade do hotel e também pelas facilidades e instalações próximas, ele possui um mercado, farmácia e algumas outras lojinhas. Além disso contém também estacionamento gratuito.
A área circundante é muito boa para prática de mergulho com cilindro e com snorkel. A cidade de Willemstad fica a 15 minutos de carro e o Aeroporto Internacional de Curaçao está a 25 minutos de carro. Os valores da diária variam, pois você pode ficar no hotel ou resort e dependerá para qual lado está seu quarto (para jardim ou para o mar). Você pode reservar esse hotel e outros pelo Booking.com , acessando por esse link você nos ajuda a manter o trippass com as comissões recebidas.
PLANILHA DE DESPESAS
Alimentação 6 dias | 458 dólares |
Aluguel do carro | 290 dólares |
Klein Curaçao | 130 dólares |
Porto Marie | 3 dólares |
Cas Abao | 6 dólares |
Total | 887 dólares |
Chip de celular
Achamos não só importante como essencial estar conectado durante sua viagem para Curaçao, pois evita problemas e torna a viagem mais prática. Você pode precisar para fazer pesquisa de lugares, tirar dúvidas e estar em contato com a família e amigos.
Nós utilizamos o SimPremium , um chip que abrange mais de 150 países e está presente em todas as regiões do mundo. Com o Simpremium você pode utilizar o chip virtual ou o físico e o melhor é que eles dão suporte 24h pelo whatsapp e assistência todos os dias em português. O chip físico chega na sua casa rapidinho e você pode ativá-lo ao chegar no país que for viajar. Não deixe de adquirir seu chip com o cupom de desconto TRIPPASSBR de 20% em qualquer plano por esse link, pois além de ganhar desconto você ainda ajuda na manutenção do blog trippassbr com as comissões recebidas.
Aluguel de carro
Nós alugamos um carro durante nossa viagem para Curaçao e a Rent cars vai te ajudar nessa tarefa. Se for alugar um carro, nós recomendamos fortemente a rentcars , uma empresa que disponibiliza aluguel de carro nacional e internacional, presente em diversos países. Vale muito a pena você programar a sua viagem com antecedência e já sair do Brasil com a reserva do carro garantida, pois você tem a opção de fazer o pagamento do aluguel em reais, com cartão de crédito e sem IOF — o que já significa uma boa economia. O suporte que a empresa te oferece também é uma grande vantagem, pois conta com o suporte 24h e em português. Se for alugar carro, alugue pela rentcars neste link e ajude ainda a manutenção do blog trippassbr com as comissões recebidas.