Chapada dos Veadeiros – GO

COMO CHEGAR

Para chegar de qualquer destino do Brasil até a Chapada dos Veadeiros é preciso ir para o aeroporto de Brasília. De lá é possível alugar um carro e dirigir cerca de 235km para chegar até Alto Paraíso-GO. Algumas cachoeiras podem ficar mais próximo de São Jorge, uma pequena vila que fica a cerca de 35km de Alto Paraíso. Outras cachoeiras podem ficar em Cavalcante, outro município que fica a cerca de 70 km de Alto Paraíso. As estradas são boas e apenas Cavalcante que ainda possui muita estrada de chão, mas não são ruins de dirigir.

ROTEIRO 6 DIAS

Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante

DIA 1

Catarata dos Couros

Vale da lua

DIA 2

Cachoeira Santa Bárbara

Poço encantado

DIA 3

Cachoeira do Caracol

Cachoeira do Segredo

DIA 4

Almécegas I

Almécegas II

 São Bento

DIA 5

Complexo Macaquinhos

Bar do Mirante

DIA 6

Parque Nacional da Chapada

Trilha dos Canions e Cariocas

CATARATA DOS COUROS

A catarata dos Couros é um conjunto de cachoeiras na Chapada dos Veadeiros. Ela é conhecida por ser um dos segredos mais bem guardados de lá. Não é obrigatório o guia para a trilha, mas se você não tem experiência com trilhas e não conhece o local nós indicamos fortemente a contratação do guia.

O percurso da trilha é mediana, possui de 4 a 6 km total e leva aproximadamente de 1 a 1,5 hora. O caminho não é muito bem sinalizado, possui algumas pedras e a estrutura não é das melhores para trilha. A entrada é gratuita e não possui banheiro ou local para comprar alimentação próximo. Recomendamos que use botas adequadas, chapéu, roupas com proteção UV, protetor solar e não esqueça de levar algum lanchinho na mochila e bastante água.

VALE DA LUA

O vale da lua é a atração mais procurada e mais conhecida da Chapada dos Veadeiros pela sua formação rochosa que lembra as crateras de superfícies lunares. O local é impressionante e a água é bem limpinha com uma visibilidade incrível. As piscinas naturais formadas são alimentadas pelo rio São Miguel.

Vale da Lua
Vale da Lua Piscinas

A trilha é curta, cerca de 600 metros, e apesar de ser curta, deve-se ter cuidado para não tropeçar ou cair nos buracos formados na região. No local possui brigadista e a estrutura é excelente com banheiros na entrada e uma loja pequena para compra de lanches e bebidas. É importante lembrar que a trilha é aberta e o sol esquenta bastante a pedra, por isso indicamos o uso de sapatos fechados, uso de chapéu e protetor solar. Ao final do percurso você pode acessar às piscinas naturais de água bem gelada e curtir um bom tempo por ali.

Valor da entrada: 40,00

Horário de funcionamento: Das  08:00 às 16:00

CACHOEIRA SANTA BÁRBARA

Está situada na maior comunidade Quilombola do Brasil, do povo Kalunga. É a cachoeira mais famosa da Chapada dos Veadeiros por ter água azul turquesa e possuir uma queda de 28 metros. A Santa Bárbara ficou conhecida por ser uma das mais lindas do Brasil, e está localizada a cerca de 30km de Cavalcante. A estrada após Cavalcante é de chão, mas está em boas condições e possui sinalização, o que facilita a chegada dos turistas na região.

Primeiramente, ao chegar no vilarejo, é necessário estacionar o carro no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e pagar o valor da entrada da cachoeira (55,00). Importante salientar que não é aceito dinheiro, apenas cartão ou pix. Após o pagamento, um guia será indicado para fazer o acompanhamento na trilha e cachoeira. O guia da comunidade é obrigatório. O valor é 200,00 para um grupo de até 6 pessoas. O pagamento para o guia é feito diretamente com ele e pode ser feito em pix ou dinheiro. Após conhecermos o guia, seguimos 200 metros andando até o ponto de parada para pegar um transporte.

CAT Cavalcante

Essa é a parte boa do local: se você não quiser, você não precisa fazer a trilha completa de 7km andando. Nós pagamos 10 reais para ir e mais 10 reais para voltar e fomos os primeiros 5km no transporte local. Os outros 2km fomos andando na trilha, que é bem tranquila de ser feita, com vegetação aberta e a maior parte reta. Antes de chegar na cachoeira a gente passa por uma pequena cachoeira chamada Barbarazinha, nela não é permitido entrar, apenas tirar fotos.

Barbarazinha

Logo à frente chegamos na tão incrível Santa Bárbara. Ela possui uma escadinha para acesso e algumas pedras bem em frente ótimas para tirar fotos.

Cachoeira Santa Bárbara

A água não é muito gelada e o melhor horário para ir é no horário entre 11h30 e 12h, pois o sol está alto e reflete bem no meio da cachoeira.

Santa Bárbara

Valor: 55,00

Horário de funcionamento: das 7h às 17h

POÇO ENCANTADO

A cachoeira fica no sentido para Cavalcante, 52 km após Alto Paraíso. É uma cachoeira bem peculiar e sua maior diferença das demais na Chapada é que possui um poço enorme. É um local muito gostoso de ficar e tem uma faixa de pedras pequenas bem larga.  A queda d’água possui quase 40 metros e o diâmetro do poço quase 50 metros. O acesso é bem fácil, a trilha é curta com cerca de 2 km e o melhor é que a propriedade possui lanchonete e uma estrutura excelente. O valor da entrada custa 50 reais e o pagamento deve ser feito no dinheiro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

CACHOEIRA DO CARACOL

Um atrativo recente e que está bombando na Chapada é essa cachoeira com o formato de um caracol. A cachoeira está a cerca de 20 km de Alto Paraíso e é um lugar que nós recomendamos muito, não só por ser atração nova, mas pela diferença em seu formato que ela possui e pela trilha que é muito gostosa de fazer.

Trilha superior Caracol

O nome na entrada do atrativo é Complexo de cachoeiras Rio Caldeira, porque a cachoeira do caracol é apenas uma das várias cachoeiras que estão na propriedade.

Trilha Caracol

A trilha é considerada fácil, cerca de 2km ida e volta em mata fechada nas proximidades do rio, o único percurso um pouco mais difícil é uma escalada de cerca de 10 metros para chegar na base da cachoeira. Esse percurso mesmo para quem tem medo de altura é muito tranquilo. O local conta com boa segurança, equipamentos para a subida ancorado, capacete e uma pessoa para auxiliar nessa subida. Além disso é obrigatório a contratação de um guia para acompanhar um grupo de até 6 pessoas. Nós fomos com o guia Cláudio, tel: 62 999173070 e indicamos fortemente, ele é morador da região, conhece muito bem as cachoeiras e passou muita segurança para o grupo.

Depois da subida que é o ponto mais desafiador da trilha é só relaxar e tirar foto em frente à queda d’água. Ah o poço possui cerca de 4 a 5 metros de profundidade e possui alguns pontos para apoiar, mas o ideal para quem não sabe nadar é levar um colete ou espaguete. Em feriados e finais de semana o local pode encher muito e o tempo de visitação pode ficar limitado, por isso indicamos que evite ir nesses dias.

O valor da entrada é de 80,00 por pessoa e nós gastamos 250 reais para pagamento do guia em um grupo de 4 pessoas. O guia é obrigatório e é muito importante contactar com o guia com antecedência para que ele reserve a entrada no atrativo e que seja feito o pagamento também com antecedência, pois não há possibilidade de comprar o ingresso na hora. O contato para reserva com antecedência é o 61 984061771.

 Em épocas de cheias o atrativo pode fechar, por isso recomendamos que conhece a cachoeira em época de seca para não correr o risco de perder a viagem.

CACHOEIRA DO SEGREDO

A cachoeira fica bem pertinho de São Jorge. É a cachoeira com maior queda d’água da  região, ela possui 100 metros de altura e tem um poço com água verde e muito gelada. A trilha é um pouco puxada, cerca de 6 km só de ida, mas ela é feita a maior parte do percurso na sombra e durante o percurso também tem algumas piscinas naturais permitida a entrada para banho. A única desvantagem é que o posicionamento da cachoeira não permite que ela pegue sol e por isso a água é extremamente gelada, quem não gosta muito não vai entrar. Na verdade é bem incomum ver pessoas dentro da água na cachoeira.

O valor da entrada é 40,00 por pessoa, não é preciso guia e a propriedade conta com boa estrutura, banheiros e salva vidas. O horário máximo para entrada é das 9h às 13h e para saída até 17h.

ALMÉCEGAS 1 E 2

A cachoeira Almécegas 1 e 2 e o poço São Bento ficam no mesmo local e estão situados a aproximadamente 8km de Alto Paraíso. É um local muito visitado, pois a trilha é curta e lá é possível curtir três atrativos em um período. Além de conhecer as cachoeiras, o local tem uma estrutura muito boa, com lanchonete, mesas para descanso, banheiros e uma represa com banquinhos em frente muito agradável de passar o tempo.

A trilha da almécegas 1 é feita de carro por 4km e depois a pé por mais 2km. A trilha não é muito difícil, considero mediana por possuir algumas escadas e subidas e descidas. Antes de descer mesmo na cachoeira você passa por um mirante onde é possível enxergar toda a sua grandiosidade de quedas. Ela é simplesmente espetacular e já vale a pena a chegada até o mirante. Depois dele a descida é bem íngreme, porém em escadinhas pré formadas no caminho para chegar então até seu poço na parte da base da cachoeira.

Cachoeira Almécegas 1

Nós recomendamos o uso de calçados apropriados para trilhas, pois o percurso possui muita pedra. Após a descida, é possível ir nas piscinas naturais por cima da cachoeira. A vista é bem diferente e lá também possui uma faixa com mais sol, tornando a água mais clara e mais quentinha. A vista lá de cima é linda, mas é preciso tomar muito cuidado, pois você estará na parte de cima da queda da cachoeira. A trilha para ir nas piscinas naturais é bem curtinha, cerca de 300 metros.

Trilha piscinas naturais almécegas
Almécegas 2 vista de cima

Depois de conhecer a almécegas 1 e suas piscinas naturais, pegue o carro no estacionamento novamente e siga as placas até chegar na almécegas 2, depois estacione o carro e ande só mais uns 300 metros em uma trilha plana e muito fácil.

Almécegas 2

A almécegas 2 é a melhor para ficar e passar o tempo, ela possui uma queda d’água de cerca de 10 metros de altura, o poço é bem grande e uma parte dele é rasa,  o que facilita para entrar, porém possui uma  pedra bem lisa, então é preciso tomar muito cuidado para não escorregar. Ali também formam umas pequenas piscinas naturais e o local é bem aberto, proporcionando o aparecimento do sol e aquecendo um pouco as águas geladas da região.

Poço almécegas 2

SÃO BENTO

Nós deixamos para conhecer por último, pois fica na entrada, então nós voltamos com o carro para o estacionamento principal. A trilha é bem rápida, cerca de 10 minutos e mais ou menos 500 metros. A cachoeira do poço de são bento possui altura de 8 metros e seu poço é muito amplo, ótimo para nadar, porém é bem fundo, deve-se ter cuidado e atenção com crianças ou pessoas vulneráveis.

A entrada para os três atrativos custa 70,00 e o horário de funcionamento é das 09h às 17h.

COMPLEXO MACAQUINHOS

O complexo fica a cerca de 40 km de Alto Paraíso e uma parte do seu percurso é de estrada de chão. Para chegar no início da trilha é recomendado o uso de carro com tração 4×4. A trilha é um pouco cansativa (6km ida e volta de nível difícil), mas possui 9 cachoeiras e ao longo da trilha alguns poços. A principal delas é a cachoeira da caverna, ela possui uma queda d’água de 65 metros de altura e a água é muito gostosa, além de ser muito linda. O complexo inteiro na verdade possui água incrível,  com coloração esverdeada. A última cachoeira da trilha é a cachoeira do encontro, ela é formada pelo rio maquinhos e macacão e o encontro das duas cachoeiras tornam a água com um pouco de correnteza. A entrada no atrativo cista 50 reais, não é obrigatório guia e não é recomendado para crianças e idosos devido o nível de dificuldade da trilha. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Cachoeira principal (Macaquinhos)

BAR DO MIRANTE

Esse sem dúvidas é o nosso cantinho preferido na Chapada do Veadeiros. O bar do mirante fica em São Jorge e possui uma ótima estrutura para ir no final de tarde e assistir ao pôr do sol. É uma das melhores experiências para se viver nesse lugar mágico e com uma energia muito deliciosa. O atrativo funciona de quarta à segunda das 16h às 21h e conta com música ao vivo, shows artísticos, bar, diversos food trucks e um cenário belíssimo com vista para o pôr do sol mais lindo da região.

Nós sempre vamos e ficamos impressionados com a vista do lugar, afinal todo dia por lá é único, com uma vista incrível e uma vibe muito boa. O valor da entrada é 40,00 por pessoa, possui estacionamento e não é permitido levar bebidas e comidas, exceto vinho caso você opte por pagar a rolha. A rolha custa 30,00. Nós recomendamos fortemente uma visita no local.

Por do sol no Bar do Mirante

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica entre Alto Paraíso  e Cavalcante, ele também tem parte em Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D’aliança. Em 2001 foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Dentro dele é possível fazer diferentes trilhas, inclusive algumas com possibilidade de até parada para acampar. A infraestrutura do parque é excelente, conta com banheiros, bebedouros, Wi-fi e área de apoio.

O parque é aberto para visitação noturna com guia credenciado para observação das constelações e fases da lua. O ingresso deve ser comprado antecipadamente e a entrada dos grupos ocorre entre 20h e 6h.

Atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras

É a trilha amarela, com percurso total de 11km, duração em torno de 7h e nível de dificuldade pesado. A trilha dá acesso ao mirante do Salto do Rio Preto, com 120 metros de queda, além de passar pela cachoeira do Garimpão, com 80 metros de queda e possibilidade de entrada para banho. O Carrossel é um complexo de cachoeiras e cânios e as Corredeiras são várias pequenas quedas d´água e piscinas naturais.

Trilha da Sariema

É a trilha com sinalização azul, dá acesso ao córrego preguiça, um rio que só é possível entrar nas épocas de cheias. O trecho possui grau de dificuldade leve, apenas 850 metros ida e volta e com duração de aproximadamente 1h30.

Sete Quedas

Essa trilha é marcada pela sua distância, de 23km. A trilha pode ser feita em até 3 dias e possui nível de dificuldade muito pesado. O parque disponibiliza o acampamento de 2 dias para essa travessia. A trilha fica aberta apenas de junho a novembro.

Travessia

A maior trilha de todas: 25km. O primeiro percurso dela é feito no mesmo trajeto das sete quedas, ela é sinalizada com a identificação laranja. É possível fazer o pernoite. O nível de dificuldade é pesado e os visitantes recebem orientações e devem se preparar antes de realizar o percurso.  

TRILHA DOS CANIONS E CARIOCAS

É uma trilha de 11 km total com nível de dificuldade moderado e alguns trechos pesados. A trilha é marcada pelas setas vermelhas no percurso. Durante a trilha, você passa pelo Cânion II, com um poço enorme permitido para banho e por outros vários pequenos poços e algumas quedas d´água na cachoeira cariocas. As duas podem ser feitas no mesmo dia. Indicamos fortemente que use sapatos apropriados para trilha, chapéu e protetor solar. É importante levar água e alguns lanchinhos, mas seja consciente, leve seu lixo de volta. A duração total da trilha é de 5h, por isso não indicamos que coloque outra atração no mesmo dia.

Canions Parque Nacional da Chapada

Valor: 40,00

Horário de funcionamento: entrada das 8h às 12h, com saída até as 18h.

Planejamento de viagem

Mundo

Brasil

Dicas